SpaceX e a Nova Era dos MercadosAssim como a Terra orbita o Sol, o mundo estará prestes a orbitar a SpaceX.
Com toda certeza, você que lê este texto já está pensando: "Lá vêm teorias da conspiração."
Sim, eu sei. A frase do primeiro parágrafo parece exagerada à primeira vista. Afinal, estamos falando de uma empresa privada que fabrica foguetes, satélites e tem, hoje a utopia de colonizar Marte.
Mas vamos nos ater tão somente aos detalhes técnicos e financeiros e tentar prever o que pode acontecer nos bastidores de Wall Street e do mundo nos próximos dias para percebermos que talvez essa comparação não seja tão absurda quanto parece.
Percebo que boa parte do mercado e principalmente da mídia, observa o IPO da SpaceX como apenas mais uma abertura de capital histórica, mas esse IPO vai muito além.
Vejamos. Estamos na iminência de termos uma empresa recém-lançada avaliada em algo que beira os US$ 2 trilhões e, sendo assim avaliada, essa empresa seria a 15ª maior economia do mundo (rsrs - não se apegue a esse detalhe). Por si só, esse evento é capaz de alterar a dinâmica global dos fluxos de dinheiro e das alocações de capital, potencializando ainda mais o vasto desequilíbrio entre mercados emergentes e desenvolvidos.
E esse IPO tem literalmente o poder de altera a dinâmica do mercado.
Há muitas décadas, os índices financeiros globais eram, até certo ponto, controlados por filtros naturais do mercado. Ou seja, as empresas nasciam, cresciam, geravam resultados, passavam por ciclos econômicos e, somente após essa seleção natural do mercado, podiam ascender e conquistar seu espaço nos principais índices e benchmarks mundiais.
Com o IPO da SpaceX, esse processo está se invertendo e é justamente aqui que o meu texto anterior se encaixa: a queima de liquidez está sendo direcionada para agentes não tradicionais.
Vejamos. Temos uma única companhia com tamanho colossal, capaz de obrigar gestores de fundos, ETFs e administradores de índices a reformularem por completo suas metodologias simplesmente para acomodar a SpaceX. Que coisa, não?
Isso parece apenas um detalhe, mas suas consequências podem ser profundas.
Hoje, trilhões de dólares são administrados por fundos, e esses recursos não fazem análise fundamentalista; eles simplesmente seguem índices. Quando uma empresa do porte da SpaceX ingressa nesses índices, bilhões de dólares são automaticamente direcionados para suas ações, independentemente do valuation, do preço ou do risco envolvido.
E cada dólar que entra na SpaceX é um dólar a menos procurando oportunidades em mercados emergentes como Brasil, México, Indonésia, África do Sul ou Índia.
Seria 0 IPO o grande motivo do IBOV está corrigindo quase 20% somente em 2026? Ou temos algo pior para justificarmos essa correção?
Diante desse cenário que se desenha, as empresas brasileiras podem apresentar múltiplos mais atrativos, dividend yields superiores e níveis de valuation mais interessantes, mas ainda assim perderão espaço na disputa global por capital. E não será porque seus fundamentos pioraram, mas sim pelo simples fato de competirem contra uma máquina de absorção de liquidez.
Nossa bolsa já enfrenta há anos uma fuga estrutural de capital, agravada por questões políticas. Enquanto os Estados Unidos concentram as maiores empresas de tecnologia, inteligência artificial, computação espacial, semicondutores e infraestrutura digital, o mercado brasileiro permanece fortemente dependente de bancos, commodities, energia e consumo doméstico. E é aí que mora o perigo.
Por isso, o IPO da SpaceX não deve ser analisado apenas como um evento corporativo. Esse evento pode representar o início de uma nova era do capitalismo, na qual o capital deixa de ser distribuído com base em oportunidades relativas e passa a ser atraído por um número cada vez menor de empresas gigantescas.
Façam vossas análises e bons negócios.
Seja Consciente, Se Comprar, Use Stop.
Ibovespafuturo
Analisar o quê?Dias vêm, dias vão... boas notícias chegam, más notícias brotam. Assim têm sido os últimos cinco meses de 2026.
Dizem por aí que estamos vivendo uma bolha das IAs. Mas me parece que muitos se esqueceram de algo fundamental: toda grande bolha é precedida por excesso de liquidez. E esse excesso de dinheiro precisa ser direcionado para algum lugar.
Historicamente, boa parte desse excesso de capital encontrou seu caminho em grandes conflitos, ciclos de reconstrução e disputas por poder. Desta vez, porém, o dinheiro parece ter sido direcionado para algo potencialmente mais útil ao momento: a inteligência artificial. Afinal, quem sair na frente nessa nova corrida tecnológica poderá ditar o ritmo dos próximos conflitos econômicos, comerciais e geopolíticos.
Para quem acompanha os gráficos diariamente, parece que o mercado abandonou qualquer racionalidade. Mas eis que existe uma luz no fim do túnel: os setups não mentem, mas o mercado, sim.
Seria isso uma correção em 38% da FIB
Partindo dessa premissa, eu vos digo: está tudo escrito nas estrelas... ou melhor, nas FIBOs.
E digo isso porque as FIBOs não preveem o futuro. Elas carregam a memória do passado. São marcas deixadas pelo próprio mercado ao longo de sua trajetória. Assim como um atleta conserva parte de sua força mesmo após meses sem treinar, o mercado também preserva cicatrizes, zonas de interesse e níveis que insistem em ser revisitados.
Vou dizer mais uma vez, e não me cansarei de repetir: o mercado vive de falácias. Mas aqueles que sabem interpretar as linhas de Fibonacci não ficarão ricos ou milionários da noite para o dia; porém, estarão mais preparados para enfrentar as tempestades.
Agora você, que chegou até aqui, deve estar se perguntando:
"O que esse maluco está querendo dizer? Não era para ele estar falando de gráficos e setups?"
Pois bem, eu vos digo: os setups e as FIBOs são como bússolas. Eles apontam caminhos e mostram possibilidades, mas não tomam decisões por você. Cabe a cada investidor filtrar as notícias, ignorar os ruídos e interpretar corretamente os sinais que o mercado emite diariamente.
No fim das contas, o gráfico não prevê o futuro. Ele apenas revela onde as probabilidades costumam estar. É como aquele velho ditado: o poder não corrompe, apenas revela o corrupto. Da mesma forma, o gráfico não cria movimentos, tendências ou emoções; ele apenas revela aquilo que o mercado já é.
Façam vossas análises e bons negócios.
Seja Consciente, Se Comprar, Use Stop.
Confirmação de Quebra de estrutura de altaO Ibovespa abre mais espaço para cair, conforme o cenário macro se mantiver.
Como foi o fluxo estrangeiro que fez a alta recente, essa diminuição de fluxo ou ele cessando, provavelmente dará oportunidade aos vendedores melhorarem sua posição e aos que desejam se posicionar na compra, uma nova oportunidade.
Viés Futuro de Boi Gordo - Longo PrazoBMFBOVESPA:BGI1!
- Meu Viés a longo prazo para o Futuro de Boi Gordo
BMFBOVESPA:BGI1!
Hoje o @ do BOI se encontra em R$325,00 reais.
- Minha Análise é puramente baseada em Análise Técnica Gráfica Clássica, com a ajuda do Fibonacci que é meu guia, sem viés Macroeconômico.
- Para facilitar a visualização do traçamento do Fibonacci:
- I ALVO em R$447,75 reais para o @ do BMFBOVESPA:BGI1!
- II ALVO em R$507,90 reais
- III ALVO em R$605,25 reais
- Lembrando que: O que realmente importa é o risco X retorno, não estamos no mercado para ser perfeito e sim lucrativo, erros todos nós cometemos, por isso temos que ser objetivos;
- Se deu errado, Stop e vai pra próxima, muitas vezes vamos estar certos porém não vamos ganhar dinheiro. isso é o mercado;
- Não adianta apenas saber a direção e sim o tempo de entrada correto, com um Risco barato e um Retorno alto;
- É isso que vai fazer sua conta fechar no final do Mês.
- Obrigado a todos e vamos acompanhar essa entrada, não hesite em mandar um comentário refinado aqui com sua opinião, respeitando as diretrizes da plataforma.
Vamos aos fatosA região de resistência no índice brasileiro está na casa dos 126K. br.tradingview.com
Para esta semana (27/01 a 31/01), temos os seguintes valores como pontos de suporte: 122,9K, 122,3K e, por fim, 121,3K.
Caso não percamos essa região, veremos os touros buscarem a resistência em 126K.
Ao atingir o alvo acima mencionado, poderemos ver uma queda de braço entre comprados e vendidos, logo, não é interessante efetuar compras nessa faixa de preços.
No gráfico de hora, temos os preços trabalho em uma acumulação e observo que timidamente, me parece querer fazer um "PULL BACK" acima do "topo" dessa acumulação, mas essa acumulação, advém de uma queda acentuada. Alguém sabe dizer o que isso significa? Rsrs
Temos o Ouro, temos o BTC, mas temos também o TRUMP!
Façam vossas análises e bons negócios.
Seja Consciente, Se Comprar, Use Stop Loss.
Veja abaixo outras análises gráficas.
As coisa realmente não mudam.Conforme análise anterior, o SETUP utilizado apontava que os preços poderiam trabalhar lateralizado entre os 124K e 127,9K.
Até vimos os preços tentaram sair dessa faixa, conseguindo atingir a região 131,3K, porém em vão.
No momento, os preços novamente estão testando uma região de suporte, a faixa dos 124,9K. O SETUP utilizado ainda aponta lateralização dos preços (124K e 127,9K).
A perda desse valor poderá fazer com que tenhamos quedas até a faixa de 122,4K, e não sendo suficiente, atingiremos 121K e 119,9K por consequência.
Volto a afirmar que temos muitas empresas com preços extremamente baixos, e como sempre, momentos assim são grandes oportunidades para aqueles que querem fazer suas compras.
Façam vossas análises e bons negócios.
Seja Consciente, Se Comprar, Use Stop Loss.
Veja abaixo outras análises gráficas.
Análise do Ibovespa: O Que Esperar nos Próximos Movimentos?Ibovespa segue sem direção, meio as incertezas, mas podemos analisar que ela foi la no 123.900 pontos fazer um fundo, acima do 123.400 que era um primeiro fundo importante que mostraria um rumo de tendecia, segue buscando formar uma nova cabeça, novo topo, para se refazer uma alta e voltar a buscar suas maximas. Fica a dica Traders, Bons Investimetos
"Estava escrito nas estrelas"Como sempre digo: "Estava escrito nas estrelas".
Assim sendo, nada mais justo do que decretar o canto da sereia como o grande ganhador do último duelo.
Irei logo ao ponto. As linhas vermelhas são pontos de suporte, e os 127,3K anteriores não foram fortes o suficiente para segurar o ímpeto dos ursos, que bateram sem dó no índice brasileiro, visto o futuro que os aguarda logo à frente.
No momento, os preços estão assentados em outro ponto de suporte (124,8K), conforme mostro na imagem acima.
Não querendo ser muito otimista, talvez fiquemos nessa faixa de preços até a virada do ano. Afinal, já estamos no último mês de 2024 e muitos dos "ruídos" no IBOV advêm de falácias políticas.
Meu palpite de "SETUP" é vermos os preços lateralizarem até o fim de 2024, "rangeando" entre 124K e 127,3K. É pagar para ver e, volto a reforçar aquilo que eu disse em junho de 2024: "Políticos, façam política, e não economia".
Me parece que o dólar não desiste!
Uma boa opção para aguardar a virada do ano neste momento são títulos públicos, infelizmente.
Façam vossas análises e bons negócios.
Seja Consciente, Se Comprar, Use Stop Loss.
Veja abaixo outras análises gráficas.
É o canto da vitória ou o canto da sereia?Vou logo dizendo: sabemos quem foi que segurou o índice IBOV, certo?
Para os desavisados, ou aos adeptos do canto da vitória, eu digo quem segurou: foi a PETR4 com seus dividendos extraordinários.
Se faltar dinheiro no caixa do governo, é só chamar as estatais (PETR4 e BBAS3) mais rentáveis do momento que o problema de grana é resolvido, simples assim.
Já que o índice foi direto ao ponto planejado anteriormente (127,3K), o que se pode fazer no momento é gerenciar. Aparentemente, é isso que o índice brasileiro fez: confiou que a região de 127,3K é um ponto de suporte para o momento.
Quem comprou por esses dias deve ficar atento, pois acreditamos (eu não, mas o mercado sim) que essa semana o tal ministro da economia divulgará os tais cortes de gastos que o mercado tanto espera. Só confia, só confia.
A resistência para a reação vista na última semana está na região de 129,9K, e depois na faixa de 132,4K. Assim sendo, se o índice não vencer a primeira resistência, poderá ficar trabalhando em lateralização até tomar sua decisão final.
Como dito anteriormente, muitas boas empresas estão na bacia das almas e merecem muita atenção, principalmente se você é um "Buy and hold" (MOVI3, VAMO3, SIMH3, RENT3, B3SA3), só tenha cuidado com o canto da sereia.
Façam vossas análises e bons negócios.
Seja Consciente, Se Comprar, Use Stop Loss.
Veja abaixo outras análises gráficas.
IBOVESPA FUTURO NO MELHOR PONTO DE 2024O índice futuro está em um dos melhores pontos de 2024.
Fez um correção estratégica com padrão simétrico e pode ter armado a catapulta para subir do dia 25/10 até o final de 2024.
Acredito que é um ponto excepcional para se fazer um swing trade. Muitas vezes não é preciso fazer muitas operações, mas fazer poucas com ótimas configurações gráfica e estamos diante de um ótimo ponto gráfico.
Caso o preço realmente suba temos como alvos os pontos em destaques no retângulos e linhas superiores.
Respectivamente:
Alvo: Gostosinho Região dos 134.350 / 134.950
(cerca de 2% do preço atual 131.955)
Alvo: Padrão 136.00
(cerca de 3% do preço atual 131.955)
Alvo: Delícia Região 136.800 / 137.600
(cerca de 4% do preço atual 131.955)
Alvo: Abundância 139.235
(cerca de 5.5% do preço atual 131.955)
O preço atual está em um ponto estratégico de suporte denominado "Ponto G".
Caso lateralize ou venha a corrigir tomemos como referência as LTA (linha inclinadas ascendentes - temos duas e por isso temos duas regiões )
No pior das hipóteses um novo toque da média de 200 no diário atualmente nos 129.430
Se tudo for bem pode ser um belo presente de final de ano para quem estiver operando smart money no índice futuro da bolsa brasileira.
Enjoy!
WIN - Perspectiva Semanal - 03/06 a 07/06Todos somos sabedores que a análise gráfica é tão somente o amontoado de informações plotadas em um gráfico.
Ela traduz tudo o que o mercado está comunicando — desde ruídos políticos até guerras — em um som único e de fácil compreensão.
A análise gráfica, ao interpretar todos os ruídos deixados pelo mercado, indica a possível direção que os preços seguirão, dadas as circunstâncias (notícias) do momento.
Mas vai por mim, apesar de simplista, ela é totalmente confiável, e, como sempre digo; "Os SETUP's não mentem, mas o mercado sim."
Será que chegaremos na região de suporte teorizado anteriormente? Pelo andar da carruagem, sim.
Pivô corretivo do gráfico mensal:
As linhas vermelhas são pontos de suportes.
Pivô corretivo do gráfico semanal:
As linhas vermelhas são pontos de suportes.
Pivô corretivo do gráfico diário:
As linhas vermelhas são pontos de suportes.
Façam suas análises e bons negócios.
Seja consciente, se comprar, use Stop Loss.
Veja abaixo outras análises gráficas.
WIN - Perspectiva Semanal - 27/05 a 31/05Quando dizemos que o Brasil não é para amadores, não estamos mentindo. A cada novo dia, temos uma surpresa diferente! Que coisa, não?
Conforme venho mencionando há meses, o Brasil está disposto a deixar a faca cair no próprio pé, mesmo eu sendo tão pessimista diante dos acontecimentos atuais (política e justiça), não acredito que essas “imundices do momento” (política e justiça) interferirão pesadamente no índice brasileiro (ficar abaixo de 121K), a menos que o governo insista em pisar em algumas armadilhas que ele mesmo criou.
Vamos aos gráficos:
Viés mensal: Como mencionei há quase 3 meses, estamos dentro de um processo corretivo nesse tempo gráfico. O SETUP utilizado insiste em apontar que a região de 121,8K é um ponto de suporte importante.
As linhas vermelhas são pontos de suporte.
Semanalmente, formou-se um novo pivô de baixa. Veja na imagem abaixo.
As linhas vermelhas são pontos de suporte.
No gráfico diário, estamos dentro de um pivô corretivo, onde, por sua vez, “tecnicamente” formou um fundo duplo. Será que podemos considerar isso como um bom sinal?
As linhas vermelhas são pontos de suporte.
Como eu não sou pessimista, pois só me utilizo dos gráficos e das FIBO para traçar minhas análises, deixo abaixo uma imagem bem otimista para nosso índice.
Façam suas análises e bons negócios.
Seja consciente, se comprar, use Stop Loss.
Veja abaixo outras análises gráficas.
WIN - Perspectiva Semanal - 13/05 4 a 17/05A palavra de ordem é cautela, mesmo que observemos inúmeras oportunidades no índice brasileiro.
Confesso que fiquei feliz em ver o presidente do BC não cedendo aos apelos políticos, fazendo apenas um leve corte na SELIC.
Eu confesso que eu queria menos, ou seja, que o BC mantivesse a taxa SELIC no patamar que estávamos anteriormente.
A explicação é bem simples. O que temos de inflação no cenário brasileiro não é tão somente por conta dos "acontecimentos globais", mas sim, por conta das "mazelas políticas" que temos diariamente, ou seja, nossos governantes não estão muito afim de fazer o que realmente precisa ser feito, infelizmente.
Vamos de gráfico
Como dito em análise anterior, estamos dentro de um viés corretivo no gráfico de longo prazo. Veja na imagem abaixo.
As linhas vermelha são ponto de suporte.
No gráfico semanal, temos os preços respeitando uma LTB (linha verde), o que corrobora com a continuidade da correção, porém, como dito acima, tudo por conta das "mazelas politicas e as nossas IN-jurisprudências", e qualquer boa noticia poderá fazer com que o índice rompa essa LTB. Olhe só, eu falando de noticias, que coisa, não?
Nesse tempo gráfico, um bom ponto de suporte seria a região de 127K.
Ao chegarmos no gráfico diário, é notório que os preços tem a pretensão de buscar a região de 121,5K, conforme venho relatando a algum tempo. Por mais um vez digo, é tão somente por conta das "mazelas políticas". Veja a imagem abaixo. As linhas vermelhas são pontos de suportes.
Façam vossas análises e bons negócios.
Seja Consciente, Se Comprar, Use Stop Loss.
Veja abaixo outras análises gráficas.
WIN - Perspectiva Semanal - 29/04 a 03/05Vamos aguardar o término do mês para obtermos uma possível direção para o índice brasileiro, pois estamos sujeitos às influências globais e, principalmente, ao nosso estado de espírito interno, se é que vocês me entendem.
No entanto, como prefiro adotar uma abordagem racional, o Setup Utilizado indica que estamos (no momento) dentro de um pivô de baixa corretivo no gráfico de longo prazo. Veja na imagem abaixo:
Para evitar essa “correção”, os preços devem necessariamente operar acima da região de 131,5K. Caso contrário, podemos ver os preços buscando a região de 121,8K, que é um ponto de suporte técnico importante. Vale lembrar que a marca de 124K também representa um suporte psicológico.
Clique aqui e veja análises passadas sobre o índice futuro brasileiro!
Faça vossas análises e bons negócios.
Seja consciente, Se comprar, Use Stop Loss.
Veja abaixo outras análises gráficas.
WIN - Perspectiva Semana - 15/04 a 19/04As vezes é bom olharmos para trás e vermos oque pensávamos nesse exato momento passado. Fazer esse processo em alguns momentos de nossas vidas nos faz crescer como indivíduo, e nos faz aprender com os nossos próprios erros. É só apertar o "play".
Passado 1
Passado 2
Passado 3
Passado 4
A questão fiscal brasileira não anda bem. Assim sendo, reflete diretamente no índice IBOV, principalmente quanto as empresas atreladas a economia interna, muito dependente de renda das famílias e juros baixos (SELIC) para manter suas atividades em dia.
O número crescente de RJ (Recuperação Judicial) é um fator preocupante nesse momento, e abre brechas para que contamine todo o setor de consumo (interno), desde os de bens duráveis aos não duráveis.
O grande problema por agora não seria a desaceleração da economia, pois é de se esperar que logo após um grande "boom" de dinheiro fácil, as coisas comecem a ficar estranhas e para manter o tal "crescimento" mais dinheiro precisa ser injetado.
É aí que mora o perigo. Como manter a economia aquecida se temos falta de dinheiro no mercado brasileiro?
A única saída para o governo seria via juros (SELIC), reduzindo-o, para aquecer a economia "artificialmente" e também colocar uma pá de cal definitiva no suposto crescimento.
Olhando de um modo simplista, não é o juros alto no Brasil que está estrangulando a economia, mas sim a falta de credibilidade e principalmente de projetos decentes e de longo prazo, que envolvam dinheiro estrangeiro.
Logo, diminuir o juros (SELIC) por agora não resolverá em nada para o Brasil, somente adiantará o processo de "eutanásia" da forte, porém combalida economia brasileira. Como é de se esperar, "O Brasil não perde a oportunidade de se perder grandes oportunidades".
Outro fator que está em evidência, é vermos
os gringos resgatando seu rico dinheirinho dos mercados emergentes, isso é um péssimo sinal, afinal, algo grande pode estar por vir mais à frente a nível mundial, respingando em todos os países do globo.
Ainda estamos trabalhando dentro do viés corretivo descrito em análise anterior, logo, o ponto de suporte mais interessante para o momento é a faixa de 124K (suporte psicológico), mas o suporte racional é encontrado em 121,8K.
Abaixo, deixo uma imagem do pivô de baixa no gráfico mensal apontado pelo SETUP utilizado. Ele menciona que a perda da faixa de 126,6K abre precedentes para correções mais acentuadas, pois são quase 50 dias trabalhando nessa faixa de preços.
Obs. As linhas vermelhas são pontos de suportes. A perda da mesma abre precedentes para que os preços busquem a linha branca e , por consequência, as linhas amarelas.
Façam suas análises e bons negócios.
Seja consciente. Se comprar, use Stop Loss.
Veja abaixo outras análises gráficas.
WIN - Perspectiva Quinzenal - 01/04 a 12/04Iniciamos o quarto mês do ano de 2024, e muitas empresas que influenciam o preço do índice IBOV divulgaram seus respectivos resultados.
Para espanto geral, tivemos muitas surpresas, tanto para o lado positivo quanto para o negativo (MGLU3).
Um setor que vem sofrendo bastante após a divulgação dos seus respectivos resultados é o de saúde.
Muitas empresas que o compõem entregaram resultados considerados ruins e estão sendo severamente punidas pelo mercado. Será que em breve teremos oportunidades nesse setor? Eis uma questão a ser analisada com bastante calma para o próximo semestre.
Uma empresa à qual devemos ficar atentos neste mês é a VALE. Conforme venho observando, o “dragão chinês” parece querer descansar um pouco, o que poderá influenciar o preço do ativo.
No setor de petróleo, com os avanços do governo em relação à PETR4, abre-se uma janela de oportunidades em empresas similares, como ENAT3 e, principalmente, PRIO3. Mas tudo isso deve ser considerado com bastante cuidado, pois parece que o mundo está desacelerando.
Agora, vamos ao gráfico.
Tudo começa pelo longo prazo. Partindo desse tempo gráfico, o SETUP utilizado indica que estamos na iminência de formarmos um pivô de baixa caso os preços venham a trabalhar abaixo da linha de 126,6K.
Se isso ocorrer, o ponto de suporte mais relevante para o momento encontra-se em 121,9K.
Vale um alerta: Caso os preços toquem em 123K e não percam essa faixa de preços, podemos caracterizar esse movimento como um “TRAP” de venda. Psicologicamente, a região de 124K é um ponto de suporte para os mais emotivos, que podem entrar em cena para defender esse ponto com unhas e dentes.
No médio prazo, parece que os touros estão tentando segurar os preços acima da faixa de degola (126,6K), abrindo precedentes para que a queda de braço deixe muitos pelo caminho, pois não se tem uma direção definida.
Assim como o gráfico semanal, o gráfico diário também está tentando armar algo para cima. Porém, a região de 130K é um ponto extremamente forte a ser vencido, o que abre precedentes para o enfraquecimento da reação e a correção esperada realmente venha.
Portanto, se os preços não ficarem acima da faixa de 130K, a tendência é de correção, com touros e ursos duelando para ver quem vencerá essa batalha de curto prazo.
Acima de 130K, pode-se ter reações até a faixa de 131,6K, mas o risco retorno é bem curto. A menos que o mundo e o Brasil nos deem algo de valor, regiões mais íngremes como o topo histórico podem ser alcançadas.
Façam suas análises e bons negócios.
Seja Consciente. Se Comprar, Use Stop Loss.
Veja abaixo outras análises gráficas.
WIN - Perspectiva Semanal - 26/02 a 01/03Em última análise, o SETUP utilizado havia indicado que os touros poderiam estar perdendo forças, porém, não foi o que se viu.
Podemos perceber que os touros estão conseguindo manter suas forças para segurar o índice
acima da região de degola, que é a casa dos 126,8K olhando pelo viés de longo prazo.
Ao chegarmos no time frame de médio prazo, os touros realmente estão conseguindo (no momento) afastar os ursos de uma patada maior, mas não estou vendo a evolução dos preços acima da região de salvação informada anteriormente, que é a casa dos 131,4K.
Indo para o gráfico diário, percebo que há uma grande briga nessas duas faixas; a faixa da degola em 126,8K (touros defendendo), e a faixa da salvação em 131,4K (ursos defendendo). Ainda nesse tempo gráfico é nítido notarmos um fundo duplo na casa dos 126,8 e, pasmem, é a região de degola (correção) do gráfico de longo prazo. Veja abaixo!
Vale lembrar que essa análise gráfica é válida para o mês de fevereiro, logo, as coisas podem mudar drasticamente para melhor ou para pior no mês seguinte. No momento atual, podemos perceber um equilíbrio de forças entre touros e ursos, e isso requer atenção redobrada.
Façam vossas análises e bons negócios.
Seja Consciente, Se Comprar, Use Stop Loss.
Veja abaixo outras análises gráficas.
WIN - Perspectiva Semanal - 05/02 a 09/02Após iniciarmos mais um mês, podemos observar que o índice futuro do IBOV encontra-se em região bastante critica.
O SETUP utilizado já está nos dando indícios de que o índice está perdendo forças, e está prestes a formar um pivô de baixa no tempo gráfico de longo prazo.
A perda da faixa de 126,8K poderá fazer com que o índice entre em tendência de baixa (correção de curto prazo), buscando suporte na região de 122,2K em um primeiro momento no gráfico mensal.
Para que o índice não faça a correção até a região informada, os preços obrigatoriamente devem ficar acima de 131,4K, caso não acorra, podemos ter o seguinte.
Conforme mencionado em análise anterior, no gráfico de médio prazo os preços já estão dentro de um pivô de baixa, e as regiões de 121,3K e 116K são os respectivos pontos de suportes nesse tempo gráfico, pois no momento atual os preços estão respeitando um ponto de suporte em 126,6K.
Chegando ao tempo diário temos os preços prestes a seguir o gráfico semanal (pivô em mesma "região") e entrar em tenência de baixa de curto prazo (correção).
OBS: As linhas vermelhas são pontos de suportes, havendo a perda da mesma, as linhas amarelas são os alvos.
Fiquem atentos, pois observe que há várias confluências entre os tempos gráficos.
Essa análise é muito importante para você ter em mente o que está por vir em 2024.
Façam vossas análises e bons negócios.
Seja Consciente, Se Comprar, Use Stop Loss.
Veja outras análises gráficas abaixo.
Estamos em região críticaApós um belo rally, vimos o índice brasileiro no suprasumo das altas, o topo histórico. Uma bela conquista.
Mas, e agora, os touros continuarão com suas altas ou irão parar para respirar? E o mais importante. O mundo irá contribuir para que a nossa bolsa e as bolsas mundo afora continuem com suas subidas? Não se esqueça de um coisa. Não existe almoço grátis, e se você o comeu sem pagá-lo, alguém pagará para você".
No longo prazo do pós pandemia, os preços atingiram a região de 100% do pivô de alta desse time frame, porém, o SETUP já mostra que os touros estão precisando de mais força para continuarem com sua subida. Veja!
Obs: As linhas vermelha são pontos de resistência. Caso haja sua perda, as linhas amarelas são seus alvos.
No gráfico semanal os preços já estão trabalhando dentro de um pivô de baixa corretivo. No momento a região de 126,6K é um importante ponto de suporte.
Obs: As linhas vermelhas são pontos de suporte. Caso haja sua perda as linhas amarelas são os alvos.
Pelo gráfico diário a salvação encontra-se com os preços trabalhando acima da faixa de 130K. A perda dessa região poderá desencadear uma correção mais aguda. Com pontos de suporte em 126,6K e 121,3K.
Obs: As linhas vermelhas são pontos de suporte. Caso haja sua perda as linhas amarelas são os alvos
Clique aqui e veja outras análises do índice futuro (WIN).
Clique aqui e veja outras análise sobre o IBOV.
Façam vossas análises e bons negócios.
Seja Consciente, Se Comprar, Use Stop Loss.
Veja abaixo outras análises gráficas.
O ideal é termos um topo duplo!Se quisermos ver o índice subindo como um foguete, eu acho melhor termos um topo duplo o quanto antes. De preferência ainda em 2023.
Sim, é isso mesmo, temos que formar um topo duplo se quisermos escapar de algo pior.
Pensem comigo: Aparentemente os EUA estão dispostos a controlar a inflação, custe o que custar. A prova disso é vermos o FED não afrouxando as taxas de juros.
Outro fator que podemos mencionar, é vermos que que a taxa de emprego americana encontra-se a pleno vapor, vindo acima do consenso de mercado a cada nova divulgação, um claro sinal de economia forte. Talvez via (QE), mas ainda assim, forte.
Temos a China debilitada, tentado se realinhar com novas politicas vindas do partido chinês. Como a economia brasileira é bastante dependente de um dragão forte, podemos ter mexidas no índice brasileiro via VALE3. É bom abrirmos nossos olhos.
Se usarmos esses três míseros itens como argumentos, e vermos o FED mantendo sua palavra de conter a inflação (austeridade via juros), acredito que teremos os juros acima de 5%y.y por um bom período em 2024.
Partindo dessa premissa, eu acredito que até o início do terceiro trimestre o arroxo para controlar o infinito (QE) Quantitative Easing tenha seus efeitos práticos na economia, podendo assim, termos os cortes de juros esperados a partir desse período mencionado.
Em última análise eu até mencionei que podemos estar vivenciando a formação de um topo duplo, logo, prefiro que ocorra! Mas como dizem por aí, o mercado é bipolar e eufórico .
Segue abaixo o pivô de alta do gráfico de longo prazo.
As linhas vermelhas são as resistências que precisam ser vencidas para que as linhas amarelas (alvos) sejam alcançados.
Façam vossas análises e bons negócios.
Seja Consciente, Se Comprar, Use Stop Loss!
Veja abaixo outras análises gráficas.
Teremos topo duplo em 2023? Jesus! Que coisa, não?Pode melhorar mesmo com tudo piorando? Paradoxo!
Parece-me que o paradoxo se cumpriu. Com o seu cumprimento de melhorarmos mesmo com tudo piorando, só consigo imaginar uma única coisa. O mundo realmente está piorando. Que coisa, não?
Então, De volta aos 131K?
Vaja o pivô de alta do gráfico de longo prazo. Ele tem forças suficiente para chegar ao topo anterior em 131.360K.
Caso ocorra, talvez podemos subir ainda mais. Quem sabe os 137K ao final de 2023 para cravarmos novamente, nos livros de história, que o Brasil é a bola da vez por mais uma vez? Porém, se os preços não conseguirem ficar acima desse patamar (131.360K), podemos considerar a formação de um topo duplo no índice brasileiro. Que coisa, não?
Mas antes, precisamos passar pelo mês de dezembro para então, tentarmos descobrir qual será o nosso possível destino em 2024, certo?
Olhando para o gráfico diário, percebo que região de 112K é um bom divisor de águas. Lembre-se: "O bom filho a casa (re)torna"!
Não se esqueça. Caso as coisas piorem, correr para a proteção sempre é a melhor saída.
Façam vossas análises e bons negócios.
Seja Consciente, Se Comprar, Use Stop Loss.
Veja abaixo outras análises gráficas.
CRASH DO IBOVESPA??OLA TRADERS E INVESTIDORES !!!
Possível Crash na bolsa ?? Essa pergunta é bem articulada, pois a bolsa não segue muito bonita, depois de acumular sem rumo nenhum, veio a romper os 100mil pontos vem realizando buscando os 98 a 97 pontos, isso pode ser um possível crash?? Sim depois de muitas especulações pode dizer que o mundo não está longe de uma possível crise mundial, vários eventos vem acontecendo que demonstra algumas visão para uma futura crise econômica, mais vamos seguir de olhos, e ficar espertos com o que fazer com tudo!!!
GABRIEL AQUI, BONS INVESTIMENTOS!!!






















